Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trichilia ramalhoi Rizzini NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-04-2012

Criterio:

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Apesar de possuir uma distribuição ampla, Trichilia ramalhoi é representada por poucas coletas, a maioria delas esparsamente distribuídas na sua região de ocorrência. Suspeita-se, devido a isso, que a espécie seja naturalmente rara, e também que a degradação dos habitats em que ocorre, como as Restingas, Florestas Estacionais e Florestas Litorâneas do sul da Bahia, pode estar levando à diminuição do número de indivíduos maduros. Ocorre em ao menos uma unidade de conservação (SNUC) de proteção integral, o Parque Estadual da Serra do Conduru, na Bahia. Entretanto,T. ramalhoi pode vir a ser ameaçada em um futuro próximo devido à sua raridade e à perda de habitat incidindo sobre boa parte de suas subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Trichilia ramalhoi Rizzini;

Família: Meliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Nome popular: Caixão-preto (Bahia) (Pennington, 1981).

Distribuição

Ocorre nas regiões Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Alagoas) e Sudeste (Espírito Santo) do Brasil (Sakuragui; Stefano; Calazans, 2012).

Ecologia

Árvore até 30 m altura e floresce ainda como arvoreta. Flores em Maio e frutos em Agosto (Pennington, 1981)

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: Vulnerável (VU). Listavermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- OLIVEIRA-FILHO, A. T. Meliaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.343-344, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- SAKURAGUI, C.M.; STEFANO, M.V.; CALAZANS, L.S.B. Meliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB009998>.

- PENNINGTON, T. D. Flora Neotropica: Meliaceae. Monograph 28. New York, NY: New York Botanical Garden, 1981. 470 p.

Como citar

CNCFlora. Trichilia ramalhoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trichilia ramalhoi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/04/2012 - 19:09:56